Quais são os tipos de liderança?

Quais são os tipos de liderança?
transformação cultural

Em sua carreira profissional, o trabalhador vai se deparar com diversos tipos de liderança, alguns com os quais ele conseguirá desenvolver o seu melhor potencial, enquanto que com outros a relação pode ficar comprometida. Nestes casos, não há nada errado com nenhum dos dois.

Os tipos de liderança são variados e úteis para determinadas situações, permitindo à empresa alcançar diferentes resultados.

É possível encontrar vários tipos de liderança em um negócio, sendo que cada um deles têm suas vantagens e desvantagens, e podem mudar de acordo com o estágio da empresa.

Em uma avaliação de desempenho, o gestor da empresa deve medir o potencial de todos os trabalhadores de acordo com as atividades que eles devem desenvolver e realizar trocas de setores ou mesmo substituições quando determinado perfil não se encaixa às necessidades da organização.

Conhecer esses modos de liderança é o primeiro passo para entender se o que existe no negócio é mesmo a melhor opção.

Afinal de contas, se existem outras possibilidades, por que não experimentá-las? Pode ser que os resultados sejam mais atrativos e sua empresa ainda escubra novos talentos.

Nós sempre orientamos os nossos clientes aqui da TEAMHUB a fazer, frequentemente, um estudo da cultura organizacional, avaliar as necessidades, pontos fracos e fortes da equipe e promover mudanças dentro das ambições do negócio. 

Se você não consegue determinar hoje as necessidades da sua equipe ou sente dificuldade em implementar novas metodologias dentro da organização, saiba que a TEAMHUB atua como uma consultoria para avaliar a cultura empresarial e promover mudanças estratégicas.

Quais são os tipos de liderança comuns nas empresas?

Se você é um gerente, consegue identificar facilmente qual é o seu tipo de liderança? Entender como cada um funciona e como extrair o melhor dos seus funcionários é um trabalho que precisa ser desenvolvido constantemente.

Liderança autocrática

Este é um dos tipos de liderança mais comum de encontrar. O líder autocrático é aquele que toma todas as decisões e apenas delega as tarefas aos colaboradores.

Esse tipo de liderança concentra poder e não costuma considerar a opinião de terceiros. Mesmo que a equipe dê boas ideias, o líder autocrático tende a se “resignar” e considerar somente seu próprio entendimento.

Apesar de mais rígido, porém, esse modelo de liderança pode trazer vantagens, como o controle de processos, foco de cada colaborador nas tarefas e agilidade na tomada de decisão.

Liderança carismática

Este é um tipo de liderança que também aparece com muita frequência dentro das empresas e colabora para unir todo o time.

O líder carismático apela para seu carisma e poder de persuasão. Outra característica importante deste tipo de líder é que ele é visto como modelo. É algo que estimula a harmonia na equipe e certa fidelidade à empresa.

Porém, pode ser que esse tipo de líder tenha problemas em dar feedbacks.

Se não souber balancear seu carisma, o líder também pode ser visto apenas como um amigo, prejudicando a percepção de que ele é uma autoridade.

Liderança democrática

Algumas empresas colocam diversos colaboradores envolvidos na definição de metas e estratégias para que exista um consenso sobre as prioridades e objetivos.

Neste contexto, os líderes democráticos gostam de ouvir a opinião dos outros e inserem os colaboradores na tomada de decisões. Isso cria um ambiente colaborativo e favorece a sensação de pertencimento e importância de cada funcionário.

Por outro lado, porém, essa liderança pode ter dificuldade para tomar decisões rápidas. Além disso, se não houver um maior controle do líder, os projetos podem ser realizados de modo desorganizado.

Liderança coach

Entre os tipos de liderança, o gestor com perfil coach é aquele que se preocupa bastante em desenvolver o potencial de sua equipe. Por isso, ele está o tempo todo dando conselhos, instigando os funcionários, desenvolvendo talentos, etc.

teamhub gestão de cultura

Por causa desse incentivo, os colaboradores da empresa tendem a se sentir estimulados e a se dedicarem mais a suas tarefas.

Em contrapartida, o líder coach precisa dedicar tempo ao desenvolvimento da equipe. Se ele não tiver disposição ou organização para isso, suas decisões estratégicas podem ser prejudicadas.

Liderança paternalista

Este é o gestor que abraça o time e cuida para que cada um tenha uma proteção enquanto desenvolve sua atividade. Todas as informações que seriam direcionadas para os funcionários passam por ele antes, para que então chegue ao seu destino.

Um líder paternalista costuma ser bastante próximo de seus colaboradores, prezando pelo contato interpessoal e no cuidado constante.

Esse tipo de liderança costuma inspirar fidelidade e certo carinho pelo líder. Porém, também pode ser um problema, pois um líder paternal pode ser ou permissivo demais, ou rígido demais. É necessário encontrar o equilíbrio.

Liderança liberal

Dependendo da equipe e da maturidade dos profissionais, este é o tipo de liderança mais desejado. Uma liderança liberal é aquela que se preocupa principalmente com a delegação de tarefas.

O líder confia nas habilidades de seus colaboradores e coloca nas mãos deles os resultados que devem ser alcançados. Sem cobrar ou interferir demais.

Apesar da confiança e da sensação de liberdade que esse líder oferece, é preciso cuidado.

Se os colaboradores não tiverem real comprometimento, a produtividade alcançada pode ser ruim. Sem contar que eles podem se sentir perdidos sobre o que fazer.

Liderança técnica

Um líder técnico conhece bem seus colaboradores e entende o que cada um pode proporcionar para a empresa com suas habilidades. Então, tem mais facilidade de delegar tarefas que terão bons resultados.

Esse tipo de liderança costuma ser um exemplo em que os colaboradores se inspiram. Porém, caso não tenha “tato”, o líder pode intimidar.

Afinal, com suas competências técnicas, ele pode exigir que o trabalho seja feito apenas de determinada forma.

Liderança motivadora

Por último, o líder motivador é outro que inspira pelo exemplo e favorece a sensação de pertencimento dos colaboradores. Inclusive porque eles se sentem valorizados por suas habilidades e convivem em um ambiente de trabalho harmonioso.

Só que um líder motivador precisa conseguir dosar toda essa motivação. Alguém que tenta colocar as pessoas “para cima” o tempo todo pode se tornar maçante, chata

Um líder com essa característica também pode ter certa dificuldade em oferecer feedbacks aos funcionários, principalmente os negativos.

Então, a possibilidade de desenvolvimento de cada indivíduo fica limitada, já que eles não saberão o que melhorar.

Observe sua estrutura atual

Agora que você já conhece quais são os tipos de liderança mais comuns, já pode avaliar se a realizada hoje é mesmo a melhor opção para o negócio.

Se for preciso, e se for possível, faça mudanças. Assim, os resultados obtidos com os colaboradores poderão ser ainda melhores!

Outra dica é sempre balancear suas características de líder. Preze por desenvolver as habilidades que trazem vantagens, e evite destacar aquelas que incomodam ou podem trazer problemas à empresa.

Destacamos aqui quais são os tipos de liderança para que você entenda melhor cada um e como ele pode se encaixar na estrutura atual da sua equipe.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 51 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *