PDI: Entenda o Plano de Desenvolvimento Individual

PDI: Entenda o Plano de Desenvolvimento Individual
transformação cultural

O PDI é o Plano de Desenvolvimento Individual. Ele é aplicado em empresas como método para estabelecer, acompanhar e desenvolver as competências de seus colaboradores.

Muitas empresas estão investindo em metodologia para mapear competências e habilidades de cada funcionário para entender em que tema existe uma fraqueza que pode ser trabalhada, potencializando assim o resultado de todo o time.

Neste contexto, o PDI serve para apoiar o colaborador na sua jornada de treinamentos, na sua evolução dentro do negócio e pode ser útil para acionar um plano de carreiras.

Isso porque, por meio dele, é possível definir metas e formas de alcançá-las. Esse modo de organização facilita realizar as tarefas necessárias e favorece o alcance dos objetivos que a empresa tem para cada trabalhador.

Para que serve um PDI

O PDI é um plano para que o indivíduo se desenvolva em diferentes frentes. É um método geralmente usado para acompanhar o desenvolvimento profissional.

Com o PDI definido, o indivíduo tem acesso a um caminho para seguir e alcançar o objetivo desejado. Este documento deve orientar sobre as etapas e os prazos para que o funcionário alcance as habilidades desejadas.

Essa sensação de “urgência” previne que as metas sejam deixadas para depois, adiando os resultados.

Dessa forma, ao entender para que serve o PDI, verá que este é um documento estratégico na capacitação de um ou vários funcionários para que eles tenham novas aptidões, conheçam novas tecnologias, to Individual também ajuda a vislumbrar os ganhos que podem acontecer.

Ou seja, o colaborador terá noção sobre o que ele poderá alcançar caso desenvolva os aspectos definidos.

https://teamhub.com.br/materiais/planilha-pdi/

Qual é a importância do PDI?

O PDI é uma oportunidade de desenvolver suas habilidades e ver o crescimento na carreira. Esse conhecimento poderá ser usado internamente ou para buscar novas responsabilidades.

E claro, você mesmo pode definir um PDI pessoal. Assim, poderá alcançar seus objetivos mais facilmente, desenvolver as características que acha mais importantes para o presente e para o futuro da sua profissão.

Qual o primeiro passo para fazer um PDI?

O primeiro passo para fazer um PDI é realizar um levantamento para identificar quais são as aptidões e quais aspectos precisará desenvolver.

O PDI pode ser usado para cuidar do aperfeiçoamento de características da personalidade, como a capacidade de falar em público, até habilidades profissionais, como falar inglês.

A partir do entendimento das habilidades de um indivíduo, fica mais simples estabelecer as tarefas a serem feitas. Se um funcionário tem como ponto fraco falar em público, por exemplo, o PDI pode apoiá-lo a fazer treinamentos e desafios para desenvolver essa característica.

Já as habilidades que ele possui podem ser aprimoradas. Por exemplo, se ele já fala bem inglês, pode praticar mais e ter a certeza de falar bem a língua em qualquer situação para representar a empresa em negociações internacionais.

teamhub gestão de cultura

Depois de definir as prioridades, pense em quais atividades serão realizadas? Que treinamentos? Quais serão os desafios a serem superados?

Além dos desafios, é importante que o funcionário saiba que o PDI tem um prazo para ser concluído. Desta forma, ele será incentivado a sair da zona de conforto.

Como criar e executar um bom PDI?

Agora que você já sabe o que é PDI e porque vale a pena implementá-lo, é hora de saber como fazê-lo. Abaixo vamos te orientar!

Defina o tempo do PDI

O primeiro passo para estabelecer um plano de desenvolvimento individual é definir em quanto tempo ele será executado. Assim, será mais simples planejar depois quais ações serão necessárias para que os objetivos sejam alcançados.

Em geral, os PDIs são estabelecidos para durar entre três meses e um ano. Tudo dependerá das metas e das suas urgências.

Defina os objetivos do plano

Em seguida, é preciso estabelecer o objetivo do PDI. Vender mais? Melhorar a oratória? Alcançar um índice específico?

Estabeleça metas reais e que possam ser mensuradas. Com isso em mente, você poderá dar continuidade à definição do plano de modo a alcançar o objetivo da melhor forma.

Faça uma análise da situação atual

Para estabelecer o PDI de cada colaborador, é importante entender em que estágio eles estão. Ou seja, é preciso avaliar se eles têm a competência necessária para a meta e em que grau.

Faça isso sempre de forma individual, uma vez que cada profissional tem seu histórico e nível de conhecimento. E, a partir deste estudo, defina o processo que será implementado para cada trabalhador.

Para aqueles com uma competência mais “branda”, o trabalho a ser realizado deverá ser mais intenso. Quem já tem maior domínio das habilidades poderá desenvolver outras técnicas, inclusive a liderança.

É sempre importante destacar que essa avaliação deve ser individual. Afinal, o PDI é um Plano de Desenvolvimento Individual. Estabelecer um plano global pode ter resultados, mas ele não será o mesmo que o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo, considerando suas particularidades.

Estabeleça as competências para trabalhar

Após entender o que é PDI e cumprir todas as etapas anteriores, você já terá conhecimento completo de quais são as deficiências de cada colaborador da empresa.

Estabeleça com detalhes quais são essas competências necessárias para que seja mais simples definir as tarefas a partir daí.

As ações para o PDI devem ser pensadas para “além da caixa”. Ou seja, claro que a leitura de um livro específico ou a realização de um curso são importantes.

Porém, as tarefas de um PDI devem ser pensadas como desafios. Ou seja, estabeleça ações desafiadoras, que “empurrem” cada colaborador para que ele desenvolva suas competências, saindo da sua zona de conforto.

Depois de definir o PDI, valide-o com cada colaborador, fazendo as adaptações que achar necessárias. É importante ouvir o feedback de todos para saber se o plano terá alguma resistência.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 528 times, 3 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *