Perfil Comportamental DISC: Definição, quais são e sua características

Perfil Comportamental DISC: Definição, quais são e sua características
transformação cultural

O perfil comportamental é uma ferramenta de gestão, muito comum nas empresas. Ela consiste em mapear as competências dos colaboradores, entendendo seus pontos fortes e fracos. Serve ainda para promover funcionários e até fazer novas contratações.

Cada indivíduo reage de uma forma diferente às situações que eles são expostos no ambiente profissional.

Alguns são mais analíticos, outros mais criativos, outros com maior potencial de liderança. Para saber qual o candidato ideal para uma determinada vaga você precisa saber o que é perfil comportamental e como este estudo facilitará a sua vida.

Fazer uma avaliação comportamental tornou-se prática em diversas empresas para entender como um determinado candidato pode ser útil em uma oportunidade que foi aberta.

Os departamentos de Recursos Humanos também já usam esse tipo de solução para trabalhar seus funcionários, desenvolvendo competências e características atraentes para o empreendimento.

Além de entender claramente o que é perfil comportamental, o gestor precisa compreender como a ferramenta é útil para prever o comportamento do indivíduo em determinadas situações. Dessa forma, fica mais simples verificar se a pessoa é mesmo apta para aquele trabalho.

Elaboramos esse artigo para te orientar sobre o estudo de perfil comportamental, ferramenta ideal para reter talentos e até desenvolvê-los dentro da sua organização.

Nós sempre orientamos os nossos clientes aqui da TEAMHUB a fazer, frequentemente, um estudo da cultura organizacional, avaliar as necessidades, pontos fracos e fortes da equipe e promover mudanças dentro das ambições do negócio.

Quais são os perfis comportamentais que existem?

Estudos apontam que as pessoas são classificadas em quatro perfis comportamentais. É importante conhecê-los para conseguir compreender melhor os seus colaboradores e antever suas atitudes em determinadas situações.

Perfil comportamental influente

Um indivíduo com perfil comportamental influente tem muita facilidade de se relacionar com outras pessoas. Geralmente, são aqueles funcionários que conversam com “todo mundo”, têm amigos em vários setores ou se enturmar facilmente com novos colaboradores.

Esse tipo de colaborador costuma ter simpatia e grande poder de persuasão. Eles são boas opções para cargos de gerência, por exemplo, caso tenham também as outras atribuições necessárias para a atividade.

Normalmente, seu entusiasmo é outro aspecto importante e contagia as pessoas ao redor. É alguém que costuma manter a energia do time lá no alto, incentivando resultados.

Como pontos fracos de um trabalhador com perfil comportamental influente  é possível citar a sua desorganização. Ele também pode ter dificuldade de fazer planejamentos e costuma ser pouco analítico.

Perfil comportamental da conformidade 

Já um colaborador classificado como conforme costuma ser organizado, planejador, detalhista e analítico. Sua inteligência e respostas rápidas aos problemas também são importantes.

Esse tipo de funcionário é dinâmico e eficiente e costuma oferecer bons resultados ao negócio. Porém, assim como os demais, ele tem características que precisam ser trabalhadas.

Esse tipo de colaborador é, por exemplo, mais “fechado”, menos comunicativo do que o perfil comportamental influente, que apresentei antes.

Ele também costuma ter certa dose de pessimismo, pois “é muito realista”. Estes são alguns aspectos que podem dificultar relações interpessoais, por exemplo.

teamhub gestão de cultura

Outro aspecto importante é que um funcionário com características da conformidade , geralmente, é também perfeccionista. Então, para entregar tudo de modo perfeito, ele pode ter um ritmo mais lento de trabalho.

Este tipo de profissional costuma não está aberto a novidades e dinamismo. Ele prefere se manter com o que conhece, o que pode dificultar mudanças no dia a dia.

Ao entender o que é perfil comportamental e identificar um colaborador com as características de conformidade você terá um profissional ideal para funções que merecem cautela, por exemplo, nos setores financeiro e de segurança.

Perfil comportamental da estabilidade 

Um indivíduo da estabilidade tem boa organização, é estável e tem um ritmo constante de trabalho. Porém, esse também pode ser um problema.

Isso porque, o estável  tem dificuldade de sair de seu planejamento, de lidar com imprevistos e tarefas mais dinâmicas.

Então, pode ser complicado lidar com colegas com essa característica dinâmica. Mas eles também são pacientes e estão sempre disponíveis para ajudar os colegas, o que favorece o trabalho em equipe.

Assim como os demais perfis comportamentais, o estável também precisa de um acompanhamento de perto pela gestão para desenvolver suas melhores características e atenuar suas dificuldades.

Perfil comportamental dominante 

Por último, ao explicar o que é perfil comportamental, chegamos ao profissional classificado como dominante. Ele costuma ser rápido e ter facilidade em executar tarefas, como seu nome diz.

Esses são líderes natos, pessoas competitivas e que tem facilidade de tirar os projetos do papel. Os indivíduos com tais características gostam de desafios, se sentem atraídos e estimulados por eles.

No entanto, esse tipo de colaborador também pode ser autoritário e ter dificuldade em manter uma relação amigável com o time.

É importante que ele saiba equilibrar essas características ou poderá gerar conflitos.

Por que mapear o perfil comportamental dos colaboradores?

Mapear o perfil comportamental dos trabalhadores de uma empresa é importante para conseguir saber os limites, pontos fortes e fracos de uma equipe de acordo com as metas estabelecidas para o negócio.

Ao entender o que é perfil comportamental e incorporar este tipo de análise na empresa você poderá, inclusive, entender se um determinado trabalhador tem os pré-requisitos essenciais para passar por uma promoção, por exemplo.

A partir desse conhecimento, fica mais simples explorar as características vantajosas de cada funcionário e até fazer um remanejamento entre as atividades desenvolvidas por ele. Assim, há a chance de que os resultados do trabalho se tornem melhores.

O estudo do perfil comportamental faz parte também do processo chamado de recrutamento inteligente que visa reduzir os gastos com contratações, treinamentos e demissões, evitando assim uma elevação do turnover.

Se você leu aqui o que é perfil comportamental, acredita que este tipo de estudo é essencial para a competitividade do seu negócio, mas não sabe por onde implementá-lo, fique tranquilo.

Talvez seja um bom momento de investir em uma avaliação completa da cultura organizacional para fazer mudanças estratégicas no negócio e melhorar o desempenho de toda a empresa. Chame o time da TeamHub para conversar!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 984 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *