Principais critérios para promoção de funcionários

Principais critérios para promoção de funcionários
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Você já se perguntou quais são os principais critérios para realizar a promoção de funcionários?

Efetivar um colaborador, melhorar seu salário ou mesmo alterar o seu cargo não é uma decisão fácil, principalmente quando a empresa não tem um modelo claro de avaliação de desempenho e plano de carreira.

Para você, querido gestor, implementar uma política de valorização no seu negócio, veja aqui quais são os principais critérios para promoção de funcionários.

Conheça os principais critérios para promoção de funcionários

Cada empresa, de acordo com suas particularidades, deve elaborar uma política de promoção de funcionário que respeite a sua lógica interna.

Porém, de maneira geral, o processo de avaliação dos candidatos a promoção deve incluir apenas critérios objetivos e fundamentados em relatórios de desempenho e métricas.

Isso visa impedir a tomada de decisões baseadas em opiniões subjetivas, favoritismo, discriminação ou mesmo o nepotismo.

Bom desempenho em avaliações de performance

O banco de dados da empresa cumpre importante papel na escolha do profissional adequado para a promoção, pois permite que o histórico de desempenho dos colaboradores seja levado em consideração.

Logo, assim que implementar algum modelo de avaliação dos trabalhadores, pense no fluxo e frequência da sua realização, além de como a evolução será acompanhada e armazenada.

Analistas indicam que a empresa deve considerar a performance dos funcionários nos últimos dois ciclos de avaliações de desempenho.

Assim, os gerentes ou demais responsáveis pela promoção dos colaboradores evitam decidir com base em eventos recentes e de pouca relevância.

Dessa forma, autoavaliações, comentários de clientes, avaliações em grupo e outros relatórios devem ser incluídos no grupo de critérios para promoção de funcionários.

Conjunto de habilidades necessárias para o cargo

Em adição a uma boa atuação no cargo atual, é preciso que o funcionário apresente um conjunto de habilidades compatíveis com as requeridas pelo novo cargo.

Tanto as hard skills quanto as soft skills do colaborador devem ser adequadas à nova dinâmica de trabalho, grupo de responsabilidades e atribuições em geral que acompanham a promoção de funcionários.

Caso o profissional não possua algumas das habilidades desejáveis para o cargo, é possível inseri-lo em um processo de capacitação.

Essa alternativa é viável quando o candidato demonstra interesse e motivação em assumir novas responsabilidades e aprender o skillset necessário.

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Comprometimento e produtividade

Esses são os principais critérios para promoção de funcionários, pois servem como indicadores-chave de desempenho úteis em outras avaliações e decisões, além da promoção de pessoal.

O comprometimento envolve o respeito às políticas da empresa, a entrega de relatórios ou resultados com qualidade na data estipulada e outras atitudes que favorecem o fluxo de trabalho.

Já a produtividade costuma ser associada ao alcance e à ultrapassagem de metas propostas pela organização.

Aptidão para liderança

Ser capaz de liderar uma equipe ou exercer atividades que exigem um líder competente são indicadores que um funcionário está preparado para ter sua carreira alavancada.

Para utilizar esse critério, é preciso avaliar a habilidade do colaborador de, consistentemente, priorizar o trabalho e as datas de entrega propostas, de ter uma atitude positiva consigo mesmo e com os colegas, de realizar atividades em equipe e de colocar o que é melhor para o time em primeiro plano.

Relacionamento com os colegas de trabalho

A opinião dos outros colaboradores também deve ser colocada na balança no momento da decisão.

Isso porque, a interação com os demais é um aspecto inerente a qualquer cargo, mas que se mostra ainda mais importante em posições associadas à maior poder ou responsabilidades.

Por isso, um dos critérios para promoção de funcionários é coletar impressões, relatos e experiências positivas e negativas que os colaboradores tenham a compartilhar sobre o candidato à promoção.

Esses depoimentos podem indicar se ele está pronto ou não para assumir um novo lugar na empresa.

Demonstrações de proatividade

Colaboradores com conduta proativa mostram-se interessados em assumir outras tarefas além das usuais. Geralmente, eles se voluntariam a executar atividades adicionais e a realizar trabalhos que ultrapassam seus deveres normais.

A proatividade igualmente inclui abraçar riscos em situações de crise e ter a independência necessária para tomar a iniciativa a fim de corrigir situações problemáticas.

Logo, este é um dos critérios para promoção de funcionários, avaliar quanto ele se envolve com as atividades além das que ele já atua.

Postura no ambiente de trabalho

O funcionário a ser promovido deve incorporar a missão e os valores da empresa e ser capaz de transparece-los de suas atitudes.

Isso inclui a forma como ele lida com as relações interpessoais, sua capacidade de ser comunicativo, de ser portar de acordo com a postura que o cargo a ser assumido pede, etc.

Se a sua empresa tem um setor de RH, convoque os profissionais dessa área e os demais gestores para desenvolver um plano de carreira para todos os colaboradores.

Avalie, dentre os principais critérios para promoção de funcionários que apresentamos, veja quais fazem sentido dentro da sua organização, e adapte-os se for necessário. Este tipo de decisão vai ajudar a valorizar os colaboradores da empresa.

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