Como deixar o ambiente de trabalho saudável?

Como deixar o ambiente de trabalho saudável?
transformação cultural

Você sabe o que é um ambiente de trabalho saudável? Muita gente fala sobre isso e da importância para a produtividade da empresa, mas a prática costuma ser um pouco diferente.

Geralmente, os locais em que isso existe conta com uma elevação no engajamento do time e uma redução na rotatividade.

Todo gestor sabe os benefícios que são colhidos quando a produtividade está em alta e quando a rotatividade está em queda.

Se estas são suas metas, aprenda como deixar o ambiente de trabalho saudável e melhore seus resultados.

Nós já mostramos aqui algumas dicas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho, uma vez que elas tendem a deixar o ambiente tenso. Também já explicamos como funciona o recrutamento inteligente, fase extremamente importante para identificar o fit cultural e reduzir o turnover do negócio.

O crescimento sustentável de uma empresa depende tanto da captação e preservação dos clientes quanto da manutenção das equipes.

Colaboradores motivados e engajados enxergam sentido no que fazem, têm maior produtividade e, consequentemente, ampliam os resultados.

Se você é novo por aqui, saiba que a TEAMHUB atua no estudo e implementação de uma cultura organizacional, avaliando e orientando mudanças no negócio para que a empresa alcance seus objetivos.

Como está a produtividade do seu time? Vocês estão batendo as metas? Fale com nossos consultores e entenda melhor a nossa atuação!

Conceitos importantes para a gestão do ambiente de trabalho

Antes de entrar nos detalhes de como deixar o ambiente de trabalho saudável, preciso falar um pouco sobre algumas nomenclaturas usadas neste universo:

  • Clima organizacional: reflete comportamentos e ações relacionadas à cultura organizacional;
  • Cultura organizacional: ações, práticas e comportamentos que direcionam a rotina da empresa;
  • Ambiente de trabalho saudável: junção saudável de clima e cultura organizacionais.

Qual é a importância do ambiente saudável para a empresa?

A construção de um ambiente de trabalho saudável traz benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Entre eles, é possível destacar três. Confira!

Aumenta a motivação da equipe

O ambiente de trabalho afeta diretamente no humor e disposição dos funcionários, refletindo, então, na produtividade.

Uma equipe cooperativa trabalhando em condições favoráveis tende a produzir mais, colaborando mutuamente. Por outro lado, um espaço que não promove o diálogo e interação está destinado ao fracasso.

Reduz a rotatividade

A rotatividade de funcionários é sinal de que algo não vai bem. E tende a piorar, uma vez que a taxa de turnover prejudica a empresa ao: 

  • Aumentar os custos trabalhistas;
  • Promover a insegurança entre os que ficam;
  • Perder talentos importantes;
  • Prejudicar a imagem do negócio.

Um bom ambiente de trabalho reduz o desgaste físico e emocional dos colaboradores, fazendo com que se sintam mais motivados e invistam no seu próprio trabalho.

Aprenda a medir o índice de rotatividade do seu negócio!

Dá autonomia ao profissional

Outro bom argumento para quem quer entender como deixar o ambiente de trabalho saudável é a independência da liderança, favorecendo a rápida tomada de decisão dos colaboradores.

Quando a equipe tem maior qualidade de vida individual e interage entre si, os profissionais se sentem autônomos. A empresa só tem a ganhar com isso, uma vez que o colaborador se sente integrado ao negócio, desenvolve suas habilidades, amplia seus potenciais e, assim, traz resultados mais efetivos.

teamhub gestão de cultura

Como saber se o ambiente de trabalho está saudável?

Alguns sinais são bem claros para mostrar se o ambiente de trabalho na empresa é saudável ou não. Normalmente, o clima organizacional favorável tem:

  • Colaboradores satisfeitos; 
  • Incentivo à diversidade;
  • Alta produtividade; 
  • Tolerância e diálogo;
  • Colaboração entre as equipes; 
  • Equipe motivada e comprometida;
  • Níveis hierárquicos em segundo plano.

Em suma, a avaliação de um local de trabalho saudável se dá pela análise de aspectos ambientais, emocionais e físicos. Como estes indicadores estão funcionando atualmente na sua organização?

Aprenda como deixar o ambiente de trabalho saudável

A criação de um ambiente de trabalho favorável é interligado às habilidades na gestão de pessoas. Um bom gestor identifica que um clima organizacional faz parte da administração de recursos humanos.

Abaixo, reunimos seis dicas de como deixar o ambiente de trabalho saudável para você aplicar no seu negócio.

Implante a cultura de feedback

O incentivo à aprendizagem pelas próprias percepções se chama feedback e a estratégia é altamente eficaz para a produtividade.

O feedback é uma prática que direciona ações e comportamentos dos colaboradores rumo aos objetivos da empresa. Entre as principais vantagens, estão a fluidez na comunicação, melhor gestão das equipes e agrega valor ao perfil do trabalhador.

Entenda as vantagens do feedback individual!

Incentive a diversidade e inclusão 

Uma dica de como deixar o ambiente de trabalho saudável envolve uma prática inerente à gestão de pessoas. Quando uma empresa apoia a diversidade e promove a inclusão, concentra narrativas que contribuem com um espaço saudável e inovador.

Ainda, incentiva o diálogo e amplia o senso de pertencimento dos membros de sua equipe.

Faça pesquisas de clima organizacional 

Este tipo de ação identifica, entre outros pontos, situações de conflito e padrões comportamentais. A partir daí, mede a satisfação dos colaboradores, avalia os pontos de preocupação e alinha estratégias que solucionem os gargalos e ruídos. O resultado deixa o ambiente de trabalho saudável e, consequentemente, aumenta a produtividade.

Entre os direcionamentos a serem aplicados na pesquisa estão aspectos físicos e emocionais, satisfação com a estrutura física e benefícios fornecidos pela empresa. Ainda, se o salário é justo, a existência de oportunidades de crescimento ou as oportunidades de diálogo.

A pesquisa encaminha para medir o eNPS (Employer Net Promoter Score).

O índice identifica se os colaboradores recomendam a própria empresa para trabalhar e por quê. Esse índice deve ser usado constantemente para apoiar tomadas de decisão. 

Proporcione boas condições de trabalho

O ambiente laboral deve fornecer salubridade e boas condições físicas de trabalho. Por exemplo, com equipamentos adequados, conforto acústico e climatização.

Ao mesmo tempo, deve favorecer a valorização do colaborador e o respeito mútuo

Ofereça benefícios

A retribuição ao colaborador não é apenas financeira, mas também por meio de recompensas, programas de benefícios e incentivos. 

Ou seja, uma outra forma de deixar o ambiente de trabalho saudável pode ser por meio de atividades simples, mas que façam a diferença para o colaborador. Por exemplo: um dia de folga

Criar um ambiente de trabalho saudável não é nenhum bicho de sete cabeças, mas traz resultados inspiradores. Trata-se de uma estratégia de gestão pela qual o líder conecta sua equipe, além de promover a confiança e transparência da organização.

Agora que você já entendeu a importância e sabe como deixar o ambiente de trabalho saudável, implemente as dicas acima e monitore a produtividade da sua equipe. Os resultados não serão imediatos, mas a mudança no clima organizacional deve ser logo percebida.

Se você sente que, de alguma forma, o time atual não rende o esperado ou não possui as competências adequadas, fale com um de nossos colaboradores e contrate uma consultoria para implementação ou ajuste na cultura organizacional. Atuamos para que a sua empresa alcance os resultados esperados!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 134 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *