Quais são os principais indicadores da avaliação de desempenho?

Quais são os principais indicadores da avaliação de desempenho?
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Acompanhar de perto a performance dos seus funcionários pode fazer toda a diferença para identificar pontos positivos e negativos e rodar decisões a partir desta análise. Entenda a seguir quais são os principais indicadores de avaliação de desempenho para descobrir ameaças e oportunidades dentro da equipe.

Os principais indicadores são capazes de fornecer importantes informações sobre o desenvolvimento e performance dos colaboradores, equipes, departamentos e da organização, como um todo.

Geralmente chamados de KPIs (abreviação do termo em inglês “Key Performance Indicators”), os indicadores de avaliação de desempenho são um conjunto de métricas quantificáveis destinadas a avaliar a performance de indivíduos, times ou departamentos.

Principais indicadores da avaliação de desempenho

Não há um conjunto de indicadores únicos e específicos a serem seguidos. Uma vez que cada organização tem seus procedimentos e funcionamento próprios. 

Por isso, cabe aos líderes de departamento e gestores de pessoas elegerem os principais indicadores de desempenho que são relevantes para os aspectos a serem acompanhados e avaliados, em busca do aperfeiçoamento das práticas dos colaboradores e da empresa.

Dessa forma, embora haja indicadores de desempenho genéricos amplamente incorporados por indústrias de diferentes setores, como os que listo a seguir, lembre-se de refletir sobre a utilidade deles para o seu negócio antes de adotá-los.

Assiduidade 

O indicador de assiduidade possibilita que as empresas acompanhem o compromisso de seus funcionários ao desempenharem suas funções. Um dos índices mais adotados para isso consiste no cálculo da taxa de absenteísmo.

Índices elevados de absenteísmo revelam a falta de colaboradores assíduos — aqueles que assumem uma postura condizente com as políticas e normas de empresa e dedicam-se para entregar performances de qualidade.

Com acesso aos indicadores de avaliação de desempenho de assiduidade, os gestores podem traçar estratégias para combater as ausências e melhorar o nível de comprometimento da equipe.

Horas extras

Assim como o indicador anterior, calcular o número de horas extras pode fornecer insights valiosos sobre o nível de comprometimento dos colaboradores. Isso porque, em teoria, indivíduos que cumprem horas extras demonstram dedicação ao trabalho.

Entretanto, altos índices de horas extras cumpridas também podem ser sinônimos de sobrecarga da equipe, dificuldades em gerenciar o tempo e outros problemas afins.

Em ambos os casos, este indicador de desempenho mostra-se relevante para fundamentar soluções rumo a um gestão de pessoas eficiente.

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Produtividade

Os indicadores de avaliação de desempenho relativos à produtividade são ferramentas que permitem o acompanhamento da relação entre produtos e serviços gerados em razão dos recursos usados. Eles possibilitam que a organização compare suas metas de produtividade com a entrega dos colaboradores.

Cada empreendimento, de acordo com suas particularidades, deve escolher uma métrica que auxilie nessa tarefa.

A título de exemplo, uma livraria pode formular um KPI de produtividade com base na meta de vendas que deseja alcançar semestralmente.

Nesse caso, mensurar o número de livros vendidos por colaborador a cada mês mostra-se um indicador relevante, pois permitirá aos gestores identificar se o desempenho atual é compatível ou não com a expectativa de vendas estipulada.

De forma geral, diante das informações geradas pelos indicadores de produtividade, pode-se realizar ajustes para otimizar os processos de geração de serviços ou bens, assim como investigar quais são os motivos que conduziram a um desempenho abaixo do esperado, por exemplo.

Retrabalho

Esta medida ocorre quando um ou mais colaboradores precisam refazer algum projeto, tarefa ou atividade que resultou em um produto ou serviço incompleto, insuficiente ou insatisfatório.

Os indicadores de avaliação de desempenho focados em acompanhar as ocorrências de retrabalho são capazes de gerar dados que apontem os motivos desse problema.

Algumas causas comuns de retrabalho envolvem ausência de recursos necessários para execução do projeto e falta de competência do colaborador.

Satisfação do cliente

Há numerosas opções de indicadores de desempenho relevantes voltados à satisfação do cliente para avaliar se os padrões de bom atendimento da empresa estão sendo cumpridos pelos servidores.

Os mais comuns são: NPS (Net Promoter Score), CSAT (Customer Satisfaction Score), Tempo médio de espera, de resposta inicial e de atendimento, SPS (Service Partner Satisfaction) e taxa de abandono.

Independente do indicador de avaliação de desempenho escolhido, é essencial analisar os dados providos por ele a fim de compreender o que pode ser aperfeiçoado e, em virtude disso, estabelecer soluções a serem implementadas.

Outro indicadores

Além destes principais indicadores de avaliação de desempenho listados acima, outras métricas como valor do ticket médio, taxa de conversão ou win rate, custo de aquisição de cliente (CAC), customer lifetime value, retorno de investimento (ROI), entre outros podem ser implementados para orientar gestores em suas estratégias de aprimoramento da performance dos colaboradores e da empresa.

Ao implementar alguns destes principais indicadores de avaliação de desempenho, a empresa precisa estudar as competências de cada colaborador e da liderança para promover pequenas mudanças e potencializar o resultado esperado.

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