Como contratar melhor? Atraia os melhores talentos para sua empresa
A evolução é um termo buscado por diversas pessoas. Alguns com uma porcentagem maior e outros menor, mas sempre buscando o melhor. Só que essa não é uma particularidade apenas das pessoas, mas é também a realidade de empresas.
Quando falo que empresas precisam evoluir, digo que você precisa de um time talentoso, mesmo que sua empresa seja pequena.
É necessário que exista um RH estratégico, neste quesito, para buscar os melhores funcionários e, conseguir o sucesso, daquela organização.
Porém, isso não é uma tarefa fácil, nem simples. É fundamental a organização, esforço e muita atenção na hora de buscar pelo melhor profissional daquela área, para executar os serviços dentro da empresa.
Neste artigo, nós iremos falar algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Acompanha até o final!
Primeiro ponto do RH estratégico: sua empresa deve estar em destaque!
Organizações que oferecem boa visibilidade de marca tendem a atrair excelentes profissionais. Um exemplo disso, são as empresas como o Google, Amazon, Apple, entre outras.
Espalhando a política interna sempre que possível, as empresas estimulam o desejo de serem contratados pelos trabalhadores.
Busque agir dessa forma. Para isso, utilize as redes sociais e divulgue os bastidores do seu estabelecimento, compartilhe fotos e vídeos de eventos, do ambiente da empresa ou até mesmo pequenas entrevistas com funcionários, mostrando o que é trabalhar na empresa.
Mostre para o mundo, o valor que sua empresa possui. É interessante mostrar funcionários em destaque, a alegria e como eles são tratados de forma especial, diferenciada e que fazem parte de uma grande família.
Saiba o perfil do profissional que você deseja buscar
Pode até parecer muito simples, mas na verdade é algo que precisa ter muita atenção. Infelizmente, os recrutadores se esquecem de um detalhe, de usar essa estratégia no seu sistema de seleção.
Faça as seguintes perguntas para você mesmo:
- Que tipo de profissional estou procurando?
- Que trabalho ele deve fazer?
- Ele deve ter muita experiência no mercado?
- Quanto de experiência?
- Qual nível de escolaridade será exigido?
- Que qualidades uma pessoa precisa para conquistar essa posição na empresa?
Parecem ser muitos questionamentos, mas são necessários.
Além disso, algumas empresas têm implementado sistemas inteligentes de recrutamento e seleção por meio de software. Dessa forma, eles podem fazer referência cruzada de informações sobre vários candidatos e obter indicação dos profissionais de que necessitam.
Planejamento do processo seletivo
Planeje com cuidado como será o processo seletivo, pois a falta dessa preparação afetará a reputação da empresa junto aos candidatos e dificulta a contratação dos funcionários certos.
Para isso, existem vários métodos de seleção e admissão, como as entrevistas, testes escritos, dinâmicas de grupo, além de meios tecnológicos para identificar a expertise daquele funcionário e sua flexibilidade
E ao escolher uma dessas formas de fazer uma “triagem” considere se o método escolhido é consistente com a finalidade do emprego. Ou seja, do cargo que esse futuro funcionário irá ocupar.
Por exemplo, testes escritos ajudam um recrutador a escolher um bom redator ou pessoa que trabalharia com a escrita para sua instituição. Já em uma atividade prática, a exemplo de serviços de computação, o candidato poderia resolver um problema, literalmente na prática.
Essa flexibilidade no processo seletivo, ajuda bastante identificar o profissional adequado.
Reflita também no que você deseja obter de seus candidatos. Talvez você queira um profissional com entusiasmo, por exemplo.
Nesse caso, a dinâmica de grupo pode ajudá-lo a identificar essa habilidade entre os avaliados. Esta mesma dinâmica pode ajudar a identificar se o profissional é proativo.
Um RH estratégico utiliza também as redes sociais para buscar um bom profissional
As redes sociais podem ajudar no processo de recrutamento. Na verdade, muito. O LinkedIn, por exemplo, permite que você possa pesquisar profissionais minuciosamente, desde sua escolaridade, carreira acadêmica e certificações que foram obtidas.
Fora isso, lá no próprio Linkedin, você observa as competências do funcionário, além das recomendações que ele tenha recebido durante a carreira.
Agora você quer saber mais sobre a vida pessoal de um candidato, o Facebook e Twitter podem ajudar. Nessas mídias, as pessoas revelam muito sobre seu estilo de vida, tipo de personalidade, temas que interessam e até como interagem uns com os outros.
Então aproveite essa janela aberta para conhecer melhor os profissionais e descobrir se eles são o tipo de pessoa que você quer incluir na sua empresa.
Muito importante: veja se o candidato trabalha bem em grupo
Claro que você encontrará excelentes currículos no processo de contratação, mas observe algo que, muitas vezes, está além de um currículo: a capacidade de trabalhar em equipe.
Consequentemente, se tiver que escolher, tenha mais apreço por um candidato com qualificação profissional inferior a um indivíduo que tenha muitas qualificações, mas não se dê bem com os outros.
Em última análise, mudar uma personalidade é difícil, se compararmos a de incentivar a melhorar o empenho em equipe.
Além disso, colaboradores com esse atributo criam um ambiente agradável na organização e motivam a produtividade de toda a equipe, não só no local de trabalho, mas faz uma verdadeira “parceria”, como ser humano.
Utilize a cultura de inovação e crie um ambiente de colaboração
Busque definir a cultura desejada para a sua empresa para atingir os objetivos através de dados captados para o seu negócio. Alinhando os objetivos da empresa, com os profissionais que você deseja ter dentro dessa “cultura organizacional”.
Uma ótima maneira é utilizar os mecanismos da TeamHub para visualizar dados da empresa, em todas as áreas. Observando ainda quanto cada pessoa utiliza e faz parte da cultura da empresa, além de entender a percepção de ambiente dos colaboradores.
Assim, você terá, de forma estratégica, uma gestão de colaboradores mais dinâmica, vendo se eles estão se adequando à cultura da sua empresa e aos objetivos finais.
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