Como fazer mapeamento de habilidades?
O mapeamento de habilidades é uma representação visual das habilidades que todos os funcionários precisam dominar para executar as demandas de seus respectivos cargos.
Você, como gestor, deve já saber que vencer os desafios e buscar constante aperfeiçoamento são ações comuns ao funcionamento de qualquer empresa. Ainda mais quando os mercados estão muito competitivos.
Nessas situações, compreender claramente o repertório de habilidades dos colaboradores pode ser um fator decisivo no processo de superar adversidades e de aprimorar o desempenho geral da empresa.
Isso ocorre porque, ao fazer mapeamento de habilidades, torna-se possível realizar ajustes efetivos na força de trabalho.
O que é mapeamento de habilidades?
O mapeamento de habilidades envolve conhecer tudo que é necessário para desempenhar certo papel, cumprir determinada tarefa ou formar uma equipe para um projeto específico.
Mapear também inclui a comparação entre as habilidades requeridas pelos cargos, tarefas ou projetos e aquelas já apresentadas pelos colaboradores. Dessa forma, toma-se ciência de como estão os recursos humanos e das lacunas a serem preenchidas.
Como fazer mapeamento de habilidades?
Por meio de quatro etapas práticas, você pode fazer mapeamento de habilidades para sua empresa e visualizar informações valiosas sobre as pessoas que fazem parte do seu negócio.
1 – Escolha quais habilidades serão mapeadas
O primeiro passo consiste em estabelecer quais são as habilidades cruciais para a execução dos cargos ou tarefas desempenhadas pelos colaboradores.
Essa etapa pode incluir habilidades que os colaboradores já possuem, precisam possuir, assim como diferentes tipos de habilidades como soft e hard skills, conhecimento técnico, indicadores comportamentais, entre outros.
Tenha em mente que, ao buscar informações sobre como fazer mapeamento de habilidades, é necessário ter definições claras para visualização e entendimento das características coletadas.
2 – Identifique qual é o nível de proficiência dos funcionários
Existem algumas formas de mapear a proficiência das habilidades: aplicação de formulários, entrevistas com ou sem estrutura pré-definida, questionários de avaliação 360º, entre outros.
3 – Faça uma tabela ou planilha de habilidades
Criar uma tabela ou utilizar uma planilha para mapear as habilidades é uma das melhores formas de visualizá-las e manter registro do nível de proficiência dos funcionários.
Para construir uma, você precisa listar o nome e a função dos colaboradores e as habilidades a serem mapeadas.
Um possível layout consiste em listar os nomes verticalmente em uma coluna à esquerda e fazer o mesmo com os respectivos cargos na coluna ao lado. Já as habilidades estariam dispostas horizontalmente, para que cada uma tenha sua própria coluna e cada linha corresponda a um colaborador.
Feito isso, preencha as células com o nível de proficiência dos funcionários em cada habilidade mapeada.
4 – Analise os dados da tabela de habilidades
Depois de fazer o mapeamento de habilidades, você deve analisá-lo a fim de decidir quais passos devem ser dados a seguir.
Por exemplo, se o mapeamento revelou que há uma lacuna entre as habilidades que os colaboradores têm e as que deveriam ter, como isso será resolvido? A empresa irá contratar novos funcionários ou investir no treinamento dos existentes?
Os dados coletados proporcionam uma visão detalhada do inventário de habilidades dos trabalhadores, possibilitando que ajustes, melhorias e outras medidas para o bom funcionamento da organização sejam tomadas.
Quais são os benefícios de mapeamento de habilidades?
No trabalho de gestão, você deve se preocupar com os concorrentes, com a qualidade do produto ou serviço que fornece, com o preço praticado, com a geração de valor e o feedback dos clientes.
Mapear as habilidades dos colaboradores pode ajudar sua empresa da seguinte forma:
- Permite que você acompanhe o progresso de equipes, dos departamentos e dos funcionários individualmente;
- Evidencia quais funcionários se beneficiam ao participar de um programa de treinamento;
- Auxilia a identificar quem são os especialistas em cada habilidade e, por isso, estão aptos a supervisionar os colegas com pouca proficiência;
- Favorece as estratégias de gerenciamento de habilidades;
- Revela os pontos fortes e fracos da força de trabalho.
Além dessas vantagens, fazer o mapeamento de habilidades fornece um panorama das características essenciais para o funcionamento da empresa. Isso facilita a escolha de quais delas priorizar e investir no desenvolvimento.
Isso pode provocar várias mudanças na estrutura de trabalho para que o produto/ serviço final tenha uma qualidade superior.