Vantagens e desvantagens da liderança liberal
Ter uma liderança liberal significa deixar os colaboradores mais livres para executarem seu trabalho. Neste tipo de gestão, o líder não participa intensamente no processo de decisão de como fazer, nem quando fazer. Isso é vantagem ou desvantagem para o setor de atuação?
É preciso entender que, dentro de uma avaliação de comportamento e de habilidades, cada indivíduo reage melhor a um tipo de liderança e também, dependendo do foco do negócio, a empresa vai ter um desempenho diferente com gestores com características diversas.
Entender esse aspecto é importante pois, se você trabalha no departamento de Recursos Humanos e vai fazer a seleção de um profissional para chefiar uma determinada equipe, cabe avaliar não apenas as competências dos candidatos, mas também o perfil de liderança que ele exerce para compreender como essa característica se encaixa na organização atual.
Existem várias vantagens e desvantagens da liderança liberal e elas precisam ser avaliadas de forma isoladas e depois contextualizadas para saber se é ou não o melhor modelo a ser adotado.
Neste estilo de liderança, mesmo que o funcionário tenha autonomia, é preciso estabelecer prazos para que as coisas não saiam do controle na empresa. Mas a partir do prazo, o colaborador se organiza para realizar o necessário quando e como quiser. Não é preciso que o líder indique o caminho.
Esse é um tipo de gestão que oferece liberdade, mas também pode se tornar um problema. Por isso é importante avaliar com calma as vantagens e desvantagens da liderança liberal antes de promover um funcionário ou mesmo decidir pela contratação externa.
Entenda as vantagens da liderança liberal
Para fazer um recrutamento inteligente, seja para promover um colaborador ou para contratar um novo, você precisa observar as informações que vão além das que estão descritas no currículo.
Afinal, a aceitação desta nova liderança pode ser algo natural ou gerar conflitos internos por aspectos culturais, por falta de comprometimento ou outras questões relacionadas ao comportamento dos indivíduos.
Ao ignorar este tipo de avaliação, as chances de gastar muito dinheiro em contratação, treinamento e perda de mão de obra são grandes, o que dificulta o crescimento do negócio.
Sobre as vantagens da liderança liberal, abaixo apontamos seis características que podem colaborar com a sua empresa.
Confiança da e na equipe
Uma vantagem da liderança liberal é que ela favorece a confiança do gestor nos seus colaboradores. Afinal, os processos não são supervisionados de perto e o funcionário realiza suas funções como achar melhor.
É algo que aumenta a confiança da equipe por completo.
O líder liberal, neste contexto, atua na supervisão e no feedback, direcionando os funcionários sempre que existe uma dúvida ou algo novo surja.
Este tipo de gestor atua para estimular a equipe a tomar decisões, a avaliar os riscos e também a refletir sobre cada ação tomada.
Já os funcionários entendem e percebem-se dentro do negócio, como decisores e acabam produzindo mais.
Boas entregas
Conseguindo se organizar por conta própria, o colaborador tende a atender a demanda da melhor forma possível. Assim, ele sabe que continuará a ter a confiança do gestor e poderá fazer as coisas com suas próprias decisões.
Além de poder ajustar a sua jornada de trabalho e o ritmo, o funcionário faz entregas melhores, já que ele está comprometido com o resultado final.
Autonomia ao colaborador
Outra vantagem da liderança liberal é que ela promove a autonomia do colaborador, deixando ele decidir sobre as prioridades, sendo também o responsável pelos resultados da sua decisão.
Esta característica estabelece uma ponte de confiança e uma exigência pela manutenção da qualidade para preservar a autonomia.
Tomada democrática de decisões
Na hora de tomar decisões, o líder liberal pergunta pela opinião de seus colaboradores. Assim, o que e quando será feito é estabelecido de forma democrática.
Essa participação tende a favorecer o sentimento de pertencimento dos indivíduos. Então, eles têm mais disposição de se dedicar ao empreendimento, já que sabem que são ouvidos.
Desenvolvimento profissional
Esta é mais uma das vantagens da liderança liberal, este tipo de gestão favorece o desenvolvimento profissional dos colaboradores e a descoberta de novos talentos.
Um trabalhador que se desafia diariamente, para se organizar e encontrar os próprios métodos, acaba tendo bom crescimento profissional.
Então, na hora de realizar novas atividades, ele se sente mais confiante e tem maior capacidade de superar os desafios desta jornada.
Maior conhecimento do negócio
Para executar um bom trabalho, os profissionais precisam conhecer bem a empresa, o segmento de atuação e os objetivos do negócio.
Afinal, não terão um líder em quem se “apoiar” o tempo todo. Isso é algo que favorece a busca de informações e o entendimento real do empreendimento.
Eles também vão ficar mais de olho na concorrência para evitar surpresas indesejáveis.
Principais desvantagens da liderança liberal
Apesar das suas vantagens, a liderança liberal também tem pontos pouco atrativos e que precisam ser avaliados para não colocar em risco as metas do negócio.
É importante conhecer as desvantagens da liderança liberal para conseguir balanceá-las e evitar grandes prejuízos ao dia a dia da organização.
Desorganização
Já que não há um gestor no controle de tudo, na liderança liberal há o risco de que o trabalho se torne desorganizado, principalmente se a equipe não foi capacitada para tomar decisões e seguir processos.
Este fator pode ficar ainda mais evidente em equipes sem harmonia entre os colaboradores e em funcionários no início de carreira, já que eles ainda não foram capacitados para tal atitude.
Pensando em implementar um processo de liderança liberal, invista em cultura organizacional, avalie e estruture processos eficientes para evitar desencontros e conflitos.
Redução da produtividade
Nem todo funcionário está preparado para trabalhar com um líder liberal. Alguns colaboradores precisam de supervisão de alguém indicando o quê e como fazer cada coisa.
Só um estudo profundo do perfil comportamental de cada profissional será efetivo para entender as características dele e se elas se encaixam às necessidades da empresa para o presente e para o futuro.
Então, se a empresa tem colaboradores que não podem atuar sozinhos, implementar uma liderança liberal pode comprometer todo o resultado.
“Solto”, esse profissional pode produzir pouco ou aquém da qualidade que poderia, pois não terá orientação de perto, ficará frustrado e poderá ainda contaminar todo o ambiente interno.
Dificuldade de tomar decisões
Assim como visto na última desvantagem da liderança liberal apresentada acima, o funcionário que não tem capacidade para tomar decisão e necessita de uma supervisão de perto também terá o seu trabalho comprometido com este formato de gestão.
Nesse caso, a liderança será solicitada por várias e várias vezes. Esse contato próximo e intenso descaracteriza a proposta inicial da liderança liberal.
Demandas excessivas
É comum que o líder liberal tenha demandas demais para tratar diariamente. Por isso, ele prefere deixar seus colaboradores mais “livres”, ajudando ele em questões relacionadas a suas atividades, desafogando-o de assuntos mais simples.
Porém, se este líder estiver numa organização estruturada que demanda outro tipo de necessidade pela empresa e sobrecarrega-o com demandas além de sua capacidade, as entregas vão atrasar e a qualidade do trabalho ficará comprometida.
Ainda, se as pessoas lideradas por este tipo de gestor não tiver a capacidade para entregar o que ele espera, também aumentará a sua escala de trabalho.
Neste caso, ele precisa ter tempo para capacitar seus funcionários ou delegar ao departamento adequado a tarefa de formar os colaboradores de acordo com os preceitos da liderança liberal.
Enfraquecimento da figura do líder
Se os colaboradores tomam decisões sozinhos e trabalham sozinhos, é necessário ter um líder? Essa é uma dúvida que costuma surgir sobre a liderança liberal.
Ou seja, a figura do líder pode ser enfraquecida, uma vez que ele não está ali o tempo todo, supervisionando as pessoas.
O líder tem que estar sempre disponível, tirar dúvidas, resolver imprevistos e orientar. Ele tem que ser o recurso final para quem os colaboradores podem “pedir socorro”.
Além disso, o líder precisa cobrar as entregas e realizar feedbacks. É algo que mantém o entendimento de que a liderança está sim presente e atenta, mesmo que de modo menos intenso.
Você pode acompanhar aqui uma série de vantagens e desvantagens da liderança liberal. Além de entender como este gestor atua, é necessário estudar as necessidades atuais da organização e também as características dos profissionais da equipe que será comandada para que os benefícios sejam colhidos.
Por isso, antes de tomar uma decisão sobre esse ou aquele tipo de liderança, faça antes uma avaliação profunda do cenário atual.
Se for preciso, e se for possível, faça mudanças, mas saiba as razões e o que se espera delas.